sexta-feira, 21 de junho de 2013

Relatório de física




 Parte 1
    (a)    Descrição de funções de cada elemento do grupo (ordem numérica).
Bianca Morgado- Paraquedas
Dayana de Oliveira- Aletas e relatório
Isabelle Borges- Base
Maria Luiza- Base e questões de final de semana
Tainá Moro- Paraquedas
(b) Descrever de forma minuciosa (através de fotos ou vídeo) a construção da base, do foguete e do paraquedas.

 Passo 1: fazer quatro furos numa madeira e colocar parafusos altos para prender o cano em " t".



Passo 2: numa mangueira de ar de três metros por em uma das extremidades uma "bico" de pneu de bicicleta e prende-lo bem.



        Passo 3: na outra extremidade da mangueira colocar a rolha já furada (se for preciso usar vaselina).



                                                              E a mangueira ficará assim:



Passo 4: Num cano de esgoto fazer dois furos opostos para colocar três metros de barbante de cada lado e fazer assim uma trava.


                 Passo 5: colocar o cano "t " entre os parafusos, de preferência não deixando q o cano se mova.


          Passo6: colocar o cano de água na parte de cima do cano T, colar com super bonder as abraçadeiras de nylon e envolver com fita isolante pra prevenção.


Passo 7: colocar a mangueira dentro do cano de modo que a rolha fique pra cima. 


Ficará assim: 


          Passo 8: posicionar os barbantes abaixo da porca pra q eles não se soltem quando puxados.


                                                           No final ela ficará assim:


Foguete:
Uma garrafa de 200ml.

Paraquedas:

Paraquedas:
(c) Tabelar todos os testes feitos pelo grupo e descrever modificações realizadas entre um teste e outro.

(d) Citar 5 conceitos físicos utilizados no foguete a água.
Centro de massa, centro de pressão, inércia, empuxo e princípio da ação e reação.

   Parte 2

(a) Explicar onde se encaixa cada conceito físico (citado anteriormente) no trabalho.
centro de massa- foguete (equilíbrio da garrafa)
 centro de pressão- Aletas (estabilidade do foguete)
Inércia –  Garrafa (Massa da garrafa, que dá resistência a mudança de direção)  
Empuxo- Base (força que faz com que o foguete suba)
Princípio da Ação e Reação- bomba (A água aplica uma força de reação sobre garrafa e é essa força que impulsiona o foguete, favorece que o foguete vá para cima)
(b) Fotografar o Grupo com a Base e o Foguete (sem pose e com uniforme).

(c) Para entendermos o conceito de pressão e saber relacionar com os valores encontrados no manômetro da bomba, devemos saber converter as diferentes unidades de pressão. Sua bomba tem manômetro? Qual a Unidade?
Não. A unidade é psi.
(d) Faça a relação da unidade com o SI. Mostre como converter.
A relação é que no SI a unidade é em atm. De psi para atm multiplica por 0,06804 (1 atm = 14,696 Psi).
(e) Qual a pressão que se usa para lançar o teu foguete? (Se não tiver manômetro pesquise.)
A pressão necessária deve ser maior que 100psi.

(f) Pressão é a relação da força pela área. Calcule em N a força exercida no foguete.
Pressão > 100psi.
Área= 600ml -> 0,6L
F=P.A
F=110.0,6
F=66N

(g) Conclua o Trabalho.
O trabalho teve grande importância para aprendermos não só na teoria, como também na prática, alguns dos conceitos de física como: centro de massa, centro de pressão, inércia, empuxo e princípio da ação e reação. Além de termos melhorado na questão de trabalho em grupo, confessamos, porém que ainda há muito a ser melhorados, mas progredimos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário