(a) Descrição de funções de cada elemento do
grupo (ordem numérica).
Bianca Morgado- Paraquedas
Dayana de Oliveira- Aletas e relatório
Isabelle Borges- Base
Maria Luiza- Base e questões de final de semana
Tainá Moro- Paraquedas
(b) Descrever de
forma minuciosa (através de fotos ou vídeo) a construção da base, do foguete e
do paraquedas.
Passo 1: fazer quatro furos numa madeira e colocar parafusos altos para prender o cano em " t".
Passo 2: numa mangueira de ar de três metros por em uma das
extremidades uma "bico" de pneu de bicicleta e prende-lo bem.
Passo 4: Num
cano de esgoto fazer dois furos opostos para colocar três metros de barbante de
cada lado e fazer assim uma trava.
Passo 5: colocar o cano "t " entre os parafusos, de preferência não deixando q o cano se mova.
Passo6: colocar o cano de água na parte de cima do cano T, colar com super bonder as abraçadeiras de nylon e envolver com fita isolante pra prevenção.
Passo
7: colocar a mangueira dentro do cano de modo que a rolha fique pra cima.
Ficará assim:
Passo 8: posicionar os barbantes abaixo da porca pra q eles não se soltem quando puxados.
No final ela ficará assim:
Foguete:
Uma garrafa de 200ml.
Paraquedas:
Paraquedas:
(c) Tabelar todos os
testes feitos pelo grupo e descrever modificações realizadas entre um teste e
outro.
(d) Citar 5 conceitos
físicos utilizados no foguete a água.
Centro de massa, centro de pressão, inércia, empuxo e
princípio da ação e reação.
Parte 2
(a) Explicar onde se
encaixa cada conceito físico (citado anteriormente) no trabalho.
centro de massa- foguete (equilíbrio
da garrafa)
centro de pressão- Aletas (estabilidade do
foguete)
Inércia – Garrafa (Massa da garrafa, que dá resistência
a mudança de direção)
Empuxo- Base (força que
faz com que o foguete suba)
Princípio da Ação e Reação- bomba
(A água aplica uma força de reação sobre garrafa
e é essa força que impulsiona o foguete, favorece
que o foguete vá para cima)
(b) Fotografar o
Grupo com a Base e o Foguete (sem pose e com uniforme).
(c) Para
entendermos o conceito de pressão e saber relacionar com os valores encontrados
no manômetro da bomba, devemos saber converter as diferentes unidades de
pressão. Sua bomba tem manômetro? Qual a Unidade?
Não. A unidade é psi.
(d) Faça a
relação da unidade com o SI. Mostre como converter.
A relação é que no SI a unidade é em atm. De psi para atm multiplica
por 0,06804 (1 atm = 14,696 Psi).
(e) Qual a
pressão que se usa para lançar o teu foguete? (Se não tiver manômetro
pesquise.)
A pressão necessária deve ser maior que 100psi.
(f) Pressão é a relação da força pela área. Calcule em N a força exercida no foguete.
Pressão > 100psi.
Área= 600ml -> 0,6L
F=P.A
F=110.0,6
F=66N
(g) Conclua o
Trabalho.
O trabalho teve grande importância para aprendermos não só
na teoria, como também na prática, alguns dos conceitos de física como: centro
de massa, centro de pressão, inércia, empuxo e princípio da ação e reação. Além
de termos melhorado na questão de trabalho em grupo, confessamos, porém que
ainda há muito a ser melhorados, mas progredimos.
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